Topo

Leonardo DiCaprio dá nome a nova espécie de escaravelho aquático

Leonardo DiCaprio em apresentação na CinemaCom de 2018 - Chris Pizzello/Invision/AP
Leonardo DiCaprio em apresentação na CinemaCom de 2018 Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

Em Madri (Espanha)

02/05/2018 10h12

Leonardo DiCaprio obteve o reconhecimento da profissão com um Oscar de melhor ator em 2015 pelo filme "O Regresso", mas agora seus esforços a favor do meio ambiente lhe valeram uma honra da qual poucos podem se orgulhar: dar seu nome a um escaravelho recém descoberto.

Trata-se de um escaravelho de água, segundo publicou nesta segunda-feira o jornal digital "ZooKeys", que afirma que este "tributo marca o 20° aniversário da Fundação Leonardo DiCaprio e seus esforços a favor da preservação da biodiversidade".

Escaravelho - Divulgação - Divulgação
Grouvellinus leonardodicaprioi, escaravelho aquático que homenageia Leonardo DiCaprio
Imagem: Divulgação
 O Grouvellinus leonardodicaprio foi descoberto em uma catarata na bacia de Maliau (Malásia) durante uma expedição no terreno organizada por uma empresa dedicada a viagens de estudos científicos para pessoas sem esse tipo de formação a fim de encontrar espécies desconhecidas.

A expedição identificou três espécies de escaravelhos de água que são novas para a ciência e tanto os viajantes como o pessoal do Centro de Estudos da Bacia de Maliau votaram pelo nome DiCaprio para homenagear os esforços do ator para proteger as zonas silvestres inexploradas.

A Fundação Leonardo DiCaprio, segundo seu site, é dedicada à saúde e ao bem-estar a longo prazo de todos os habitantes da Terra e apoia projetos inovadores que protegem a vida silvestre vulnerável à extinção, e que por sua vez restauram o equilíbrio de ecossistemas e comunidades ameaçadas.

Esta não é a primeira vez que um famoso "dá" seu nome a uma espécie. Assim, existe a traça Neoapalpa donaltrumpi, que ganhou este nome porque seu descobridor, o biólogo Vazrick Nazari, viu uma similaridade com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelas escamas amarelas que tem na cabeça e que lhe lembraram o penteado do político.

Além disso, a menor mosca do mundo, descoberta na Amazônia brasileira, leva o nome de Megapropodiphora Arnoldi, em referência ao ator e político de origem austríaca Arnold Schwarzenegger. Essa mosca tem as patas dianteiras muito grandes em comparação ao seu corpo e seu descobridor, o entomologista americano Brian Brown, disse quando publicou a descoberta que assim que viu "essas pernas enormes" soube que tinha que nomeá-la em homenagem a Arnold (Schwarzenegger).