Topo

Chileno Sebastián Lelio ganha Platino de melhor diretor

30/04/2018 01h02

Playa del Carmen (México), 29 abr (EFE).- O chileno nascido na Argentina Sebastián Lelio venceu na noite deste domingo o Prêmio Platino do cinema ibero-americano de melhor direção por seu filme "Uma Mulher Fantástica".

Em um breve discurso, o diretor agradeceu o prêmio e comemorou que através do cinema "se pode gerar no espectador uma nova consciência", o que representa um "poder muito grande e uma responsabilidade preciosa".

"Uma Mulher Fantástica", ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, é um grito contra a discriminação e os preconceitos da sociedade contra as pessoas transexuais.

Lelio concorria com os espanhóis Isabel Coixet ("A Livraria"), Álex de la Iglesia ("Perfeitos Desconhecidos"), o cubano Fernando Pérez ("Últimos Dias em Havana") e a argentina Lucrecia Martel ("Zama").

Em 2014, Lelio também se destacou nos Prêmios Platino, ganhando os prêmios de melhor filme, melhor direção e melhor roteiro por "Gloria".

A V edição dos Prêmios Platino acontece no Teatro Gran Tlachco do Parque ecoturístico Xcaret, situado na Riviera Maya mexicana.