Topo

Dois filmes paraguaios concorrem neste domingo aos Prêmios Platino

28/04/2018 17h07

Assunção, 28 abr (EFE).- Os filmes paraguaias "Los Buscadores", de Tana Schémbori e Juan Carlos Maneglia, e "Ejercicios de Memoria", de Paz Encina, se encontram entre as produções ibero-americanas indicadas aos Prêmios Platino, que serão entregues este domingo o México.

"Los Buscadores" concorre ao prêmio de Melhor Trilha Sonora, pela trilha sonora de Derlis A. González, e enfrentará quatro longas-metragens na categoria.

Esta comédia de aventura, rodada em conhecidos cenários de Assunção, conta a história de um jovem que decide procurar a lendária "plata yvyguy" (prata escondida), objetos de ouro e prata que as famílias paraguaias poderosas esconderam durante a Guerra do Paraguai (1864-1870).

O filme é o segundo trabalho de Maneglia e Schémbori, que apareceram em 2012 na indústria internacional com "7 Caixas", maior sucesso de bilheteira do cinema paraguaio, que contava a história de um jovem que trabalhava carregando mercadorias no Mercado 4 de Assunção.

A outra indicação de uma produção paraguaia foi para "Ejercicios de Memoria", de Paz Encina, na categoria de Melhor Documentário.

O filme mergulha na figura do médico Agustín Goiburú, o opositor mais conhecido da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989) e assassinado na "Operação Condor", que coordenou a repressão entre as ditaduras do Cone Sul nos anos 70.

Paz recorreu às vozes da esposa e dos três filhos de Goiburú para explorar sua personalidade e compromisso político, e entrelaça esses testemunhos com imagens extraídas do Arquivo do Terror e com fotografias do álbum da família e cenas de ficção gravadas em Corrientes (Argentina), onde a família Goiburú esteve exilada.

"Ejercicios de Memoria" é o segundo longa-metragem da cineasta, que em 2006 estreou com "Hamaca Paraguaya", que contava a história de um casal que aguardava o retorno de seu filho da Guerra do Chaco (1932-1935), entre o Paraguai e a Bolívia.

Esta é a 5ª Edição dos Prêmios Platino, promovidos pela Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais (Egeda), junto com a Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (Fipca).