Topo

Eugenio Derbez investe na carreira de produtor para mudar imagem dos latinos

27/04/2018 21h26

Playa del Carmen (México), 27 abr (EFE).- O ator mexicano Eugenio Derbez disse nesta sexta-feira que está tentando mudar a imagem dos latinos no cinema de Hollywood de sua "trincheira", razão pela qual está se dedicando mais à atividade como produtor.

O comediante e a atriz chilena Daniela Vega, protagonista de "Uma Mulher Fantástica", receberam hoje na Riviera Maya o reconhecimento Xcaret, dentro das atividades prévias aos Prêmios Platino do cinema ibero-americano que serão entregues neste domingo.

Derbez reconheceu que dentro do cinema gosta mais do âmbito criativo do que da produção. No entanto, esta última atividade lhe dá "poder".

"O latino em Hollywood sempre está rotulado", seja como narcotraficante, membro de gangue ou, no melhor dos casos, jardineiro, argumentou.

O protagonista de "Não Aceitamos Devoluções" afirmou que sempre lhe ofereciam o mesmo papel, razão pela qual decidiu tomar as rédeas.

"Toda vez que puder colocar meu grão de areia para mudar a imagem dos latinos em Hollywood, vou colocar", garantiu o ator, que será apresentador dos Platino deste ano.

Além disso, defendeu o cinema ibero-americano, do qual ressaltou seu engenho: "Suprimos a falta de orçamento com criatividade".

Por sua parte, Daniela Vega, de quem se destacou na cerimônia sua ferrenha defesa dos direitos humanos e da cultura ibero-americana, lançou uma mensagem na qual advogou por "misturar as cores da vida" e criar outras novas.

"Podemos converter-nos nessas cores", acrescentou a também cantora, indicada nos Prêmios Platino como melhor atriz por seu papel em "Uma Mulher Fantástica", longa-metragem que é um grito contra a discriminação das pessoas transgênero.

Esse filme, assegurou Vega, convida a "fazer-se perguntas", como se é possível aumentar os limites da empatia ou se "podemos nos amar mais".

Nesse sentido, a atriz acrescentou que a arte é "uma forma de conhecimento do ser humano".

"Para mim, a arte é conexão", completou.

"Uma Mulher Fantástica" parte como favorito na quinta edição dos Prêmios Platino graças às suas nove indicações, entre elas, a de melhor filme de ficção ibero-americano.

Os prêmios, promovidos pela Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais (Egeda) e a Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (Fipca), serão entregues neste domingo no Teatro Gran Tlachco do parque Xcaret.