Topo

Agência Efe comemora 50 anos no Brasil com exposição sobre a Amazônia

25/04/2018 17h28

Rio de Janeiro, 25 abr (EFE).- A Agência Efe comemorará seus 50 anos de presença no Brasil com uma exposição fotográfica sobre a Amazônia, que será inaugurada nesta quinta-feira no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A mostra "Água e Vida", composta por mais de 30 imagens registradas por profissionais da Efe na floresta amazônica, é uma homenagem da Efe às riquezas do país. As fotos exibem paisagens exuberantes, o cotidiano de moradores e a rica fauna e flora da região.

Mas a exposição, que ficará em cartaz no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico até 30 de junho, também denuncia as consequências do desmatamento e da seca provocadas pelas mudanças climáticas e a ação do homem.

"A seleção das fotografias foi feita a partir das reportagens que produzimos na chamada Amazônia Legal durante coberturas de temas ambientais e sociais na região", afirmou o coordenador do departamento de fotografia da Efe no Brasil, Marcelo Sayão.

"Na exposição, o público poderá observar tanto as belezas locais como os problemas da Amazônia. Tentamos, dessa forma, mostrar a plasticidade dessa imensidade verde com as suas águas, o seu povo e a sua cultura, mas sem ignorar a interferência na degradação ambiental", acrescentou Sayão, vencedor do Prêmio de Jornalismo Rei da Espanha de Fotografia em 2001.

Além de trabalhos de Sayão, a mostra inclui fotos de autoria de Antonio Lacerda, fotógrafo da delegação da Efe no Rio de Janeiro, de Fernando Bizerra, do escritório da agência em São Paulo, e de Raimundo Valentim, colaborador em Manaus.

Conhecido em Manaus como "professor", Valentim, que conquistou três prêmios internacionais de fotografia, morreu no último dia 12 de março, após lutar contra um câncer.

"Água e Vida", que conta com patrocínio de Coca-Cola, Repsol, Empresa de Navegação Elcano e Celeo Redes, será inaugurada com um café da manhã com comidas típicas da Amazônia para convidados especiais, e depois ficará aberta ao público.

A Agência Efe abriu há meio século seu escritório no Rio de Janeiro, e atualmente também conta com delegações em Brasília e São Paulo, além de colaboradores em outras capitais estaduais.

Empresa espanhola com vocação latino-americana, a Efe conta com escritórios em 181 cidades de 120 países, e é a maior agência internacional de notícias com serviço em espanhol e a quarta maior do mundo.

A Efe também oferece serviços em português - com mesa de edição no Rio de Janeiro -, inglês e árabe.