Topo

Filmes e séries

Cannes homenageará Jane Fonda e John Travolta em sessão de clássicos

Getty Images/Montagem
Jane Fonda e John Travolta Imagem: Getty Images/Montagem

De Paris (França)

23/04/2018 15h58

A 71ª edição do Festival de Cannes fará uma homenagem aos atores americanos Jane Fonda e John Travolta na sessão de clássicos do evento, que apresenta filmes antigos e restaurados para aproximar o público à "a memória do cinema".

Na presença de Fonda será exibido o documentário "Jane Fonda in Five Acts", de Susan Lacy, que relembra a carreira cinematográfica da atriz, seu lugar na história do século 20 e seus antigos relacionamentos amorosos.

Travolta atrairá todos os olhares com a exibição de "Grease: Nos Tempos da Brilhantina", o musical que lançou o ator à fama internacional em 1978.

Além disso, "Be Natural: The Untold Story of Alice Guy-Blaché", de Pamela B. Green, recordará a trajetória da "primeira mulher cineasta, produtora e diretora de estúdio da história do cinema".

No total, serão 20 filmes que misturam "tesouros desconhecidos" e obras cinematográficas consagradas, com o depoimento ao vivo de produtores, distribuidores, diretores e pessoas que trabalharam pela sobrevivência dessas produções.

Cannes já havia indicado que nesta edição, que será realizada de 8 a 19 de maio, comemorará o 50º aniversário de "2001: Uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick, com a pré-estreia mundial de uma cópia que respeita o formato original de 70 milímetros.

O centenário do nascimento de Ingmar Bergman (1918-2007) também renderá uma homenagem com a exibição da obra mais célebre do diretor sueco, "O Sétimo Selo" (1957), e de dois documentários sobre a sua trajetória.

Outro destaque da sessão, segundo os organizadores, será a presença de Beatrice Welles, filha do diretor e produtor Orson Welles, que apresentará o documentário "The Eyes of Orson Welles", de Mark Cousins.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!