Topo

Sauditas aguardam com expectativa abertura de salas de cinema após 35 anos

18/04/2018 13h59

Riad, 18 abr (EFE).- A inauguração da primeira sala de cinema na Arábia Saudita, prevista para a noite desta quarta-feira, é vivida com expectativa no país, após 35 anos de proibição por motivos religiosos.

A primeira projeção cinematográfica, em Riad, atraiu a atenção da imprensa local, em todos seus formatos, que se referiu ao evento como um "ato histórico esperado ansiosamente pelos habitantes da capital".

A Autoridade de Meios Audiovisuais, que se encarrega de dar licenças aos novos cinemas, publicou no Twiter fotos da sala onde será projetado o filme em um ato privado, comentando que "inicia uma indústria diferente com o lançamento do cinema saudita".

A expetativa da população fica clara também no repentino aumento de seguidores no Twitter deste ente público encarregado do setor cinematográfico, que chegou a superar 105 mil.

A cerimônia inaugural começou às 19h local (13h, em Brasília) em uma sala luxuosa do centro financeiro do Rei Abdullah, onde será projetado o filme "Pantera Negra", da Marvel.

Ao ato estarão presentes o ministro de Cultura e Informação, Auad al Auad, além de famosos e cineastas convidados tanto da Arábia Saudita como do exterior.

O público só poderá comparecer ao cinema nas próximas semanas e as entradas terão um preço de 50 riales (US$ 13).

A distribuidora americana AMC assinou em dezembro um memorando de entendimento com o Fundo de Investimentos Públicos na Arábia Saudita para abrir 40 salas em todo o país em um prazo de cinco anos.

As salas de cinema foram fechadas na Arábia Saudita nos anos 80 após o endurecimento das normas e a imposição de severas restrições às liberdades individuais, à cultura, ao ócio e a todas as manifestações artísticas.

A decisão das autoridades sauditas de dar licenças para abrir salas de cinema ocorre no marco da política de "abertura" adotada pelo príncipe herdeiro, Mohamed bin Salman, desde que chegou ao cargo, em junho de 2017.