Topo

Filmes e séries

"Wildlife", com Jake Gyllenhaal, abrirá Semana da Crítica de Cannes

Divulgação
Cena do filme "Wildlife", com Jake Gyllenhaal Imagem: Divulgação

De Paris (França)

16/04/2018 09h25

O filme "Wildlife", do estreante Paul Dano, protagonizado por Jake Gyllenhaal e Carey Mulligan, abrirá a 57ª edição da Semana da Crítica do Festival de Cannes, na qual "Diamantino", uma coprodução de Portugal, França e Brasil, será o único longa-metragem com participação latino-americana.

No total, segundo anunciaram hoje os organizadores, a competição oficial contará com sete longa-metragens e 10 curta-metragens, entre os quais destaca-se o chileno "Rapaz", de Felipe Gálvez.

A Semana da Crítica, criada em 1962 pelo Sindicato francês da Crítica de Cinema, apresenta a cada ano uma seleção de primeiras ou segundas obras de diretores para descobrir novos cineastas no Festival de Cannes, que será realizado entre 8 e 19 de maio.

O americano Dano levará sua estreia como diretor, um drama que mostra como um adolescente de 14 anos assiste "impotente à lenta degradação das relações entre seu pai e sua mãe".

Na competição oficial, "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, conta a história de um astro imaginário do futebol português.

Além disso, serão exibidos "Chris the Swiss", da suíça Anja Kofmel; a húngara "Egy Nap", de Zsófia Szilágy; "Fuga", assinado pela polonesa Agnieszka Smoczynska, e "Woman at War", do islandês Benedikt Erlingsson.

As francesas "Sauvage", de Camille Vidal-Naquet, e "Sir", de Rohena Gera, fecham a lista de longas-metragens em disputa.

O júri estará presidido pelo diretor norueguês Joachim Trier, acompanhado do ator argentino Nahuel Pérez Biscayart, da atriz e diretora americana Chlöe Sevigny, da italiana Eva Sangiorgi e do jornalista cultural francês Augustin Trapenard.