Governo de Uganda planeja taxa diária aos usuários de redes sociais
Kampala, 12 abr (EFE).- O Governo de Uganda propôs nesta quinta-feira a implementação de um imposto de 100 xelins (US$ 0,03) que seria cobrado diariamente a todos os usuários das redes sociais neste país da África.
Em um encontro com jornalistas, o secretário de Estado ugandense de Planejamento, David Bahati, explicou hoje que esta taxa seria aplicada a cada cartão SIM que utilize internet para aplicativos de redes sociais.
O presidente do país, Yoweri Museveni, revelou seus planos para impor um tributo ao uso de redes e aplicativos como WhatsApp, Facebook, Twitter, Skype e Viber, que assegura que são utilizados "para fofocar".
Apesar de Bahati assegurar que esta medida estaria orientada a aumentar os investimentos nacionais, usuários de redes sociais e ativistas pró direitos humanos denunciaram que trata-se de um atentado contra as liberdades individuais.
Apesar de a proposta não ter sido aprovada ainda, o Executivo já introduziu uma taxa de 1% às transações pecuniárias efetuadas com telefones celulares, muito populares em países da África.
A medida será debatida no Parlamento e, caso seja aprovada, entrará em vigor em 1 de julho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.