Topo

Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu, ganha Prêmio Carlos V

04/04/2018 10h45

Mérida (Espanha), 4 abr (EFE).- O político italiano e presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, foi agraciado nesta quarta-feira com o XII Prêmio Europeu Carlos V, e o receberá no próximo dia 9 maio no mosteiro de Yuste, na Espanha, em um ato presidido pelo rei Felipe VI.

O prêmio é concedido pela Fundação Academia Europeia e Ibero-Americana de Yuste, na região espanhola de Extremadura. Tajani foi proposto pelo Ministério das Relações Exteriores da Espanha e a Universidade CEU San Pablo.

O júri avaliou a "firme defesa" de Tajani de instituições europeias "fortes", baseadas nos valores da "democracia, liberdade, igualdade e o respeito ao Estado de Direito" para garantir uma União Europeia "sólida", na qual seus cidadãos possam confiar.

Desde o início de sua carreira na política, há 25 anos, Tajani dedicou seus esforços a trabalhar na construção europeia a partir de diferentes responsabilidades, segundo o júri, seja no Parlamento ou na Comissão.

Antonio Tajani nasceu em Roma em 1953, é formado em Direito e foi oficial da Força Aérea Italiana e jornalista antes de se dedicar à política.

Foi eleito presidente do Parlamento Europeu em janeiro de 2017 e baseou sua agenda, segundo destaca a Fundação Academia Europeia e Ibero-Americana, em aproximar esta instituição aos cidadãos.

O Prêmio Carlos V enaltece o trabalho de pessoas, organizações, projetos ou iniciativas que tenham contribuído para o conhecimento geral e ao engrandecimento dos valores culturais, sociais, científicos e históricos da Europa, assim como o processo de integração.