Topo

Unesco lança trabalho conjunto para promover o futebol feminino

28/03/2018 11h49

Paris, 28 mar (EFE).- A Unesco, o Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas da França (Iris) e o sindicato francês de jogadores profissionais (UNFP) anunciaram nesta quarta-feira o lançamento de um trabalho conjunto com a meta de promover internacionalmente o futebol feminino.

"O desejo destes três órgãos é que se avance nas noções de igualdade no futebol e que este sirva para promover o seu papel de integração na sociedade", disse em comunicado o UNFP, que justificou o lançamento da iniciativa com a proximidade da Copa do Mundo de futebol feminino, que será disputada na França em 2019.

O trabalho analisará primeiramente a situação do futebol feminino (jogadoras amadoras, profissionais, treinadoras e diretoras) e, depois, analisará que obstáculos enfrentam.

Uma vez concluída essa análise - cuja data não foi especificada -, os três órgãos formularão recomendações concretas destinadas aos poderes públicos e às instâncias esportivas, embora também ao público em geral.

Além de "desenvolver a autonomia graças ao futebol", o estudo busca "dar pistas que permitam melhorar o lugar das jogadoras de futebol na sociedade".