Topo

Autoridades confirmam cancelamento de atrações no SXSW por ameaça de bomba

Público faz fila para credenciamento no SXSW, em Austin, Texas - AP Photo/Jack Plunkett
Público faz fila para credenciamento no SXSW, em Austin, Texas Imagem: AP Photo/Jack Plunkett

Austin (EUA)

18/03/2018 13h08

O Departamento de Polícia e o governo de Austin, no Texas, confirmaram neste domingo (18) que no sábado foram obrigados a cancelar vários concertos do festival South by Southwest (SXSW) devido a uma possível ameaça de bomba no lugar do evento.

Segundo o comunicado divulgado pelas autoridades, a produtora da banda "The Roots" entrou em contato com a polícia local na tarde de sábado, após receber um e-mail no qual alertava sobre a colocação de uma bomba no "Fair Market", um dos palcos oficiais dentro do evento.

Agentes especializados em crimes eletrônicos começaram a rastrear a mensagem e horas depois detiveram um suspeito de 26 anos, Trevor Weldon Ingram, acusado de um crime grave por ameaça terrorista. Os serviços de segurança da capital texana não encontraram nenhum bomba no local.

No entanto, diante do nervosismo geral e "velando pela segurança do público", a organização do SXSW decidiu suspender o show minutos antes do início, assim como as apresentações posteriores programadas para o mesmo palco.

Este fato ocorre na mesma semana em que, em Austin, um jovem de 17 anos morreu por causa de um pacote-bomba suspeito achado na porta de casa. No mesmo dia, outras duas mulheres ficaram gravemente feridas devido a outra bomba colocada em frente à sua casa. O Departamento policial de Austin, junto ao FBI (polícia federal americana), investiga se esses casos estão relacionados.