Topo

Mais de 350 fotos inéditas dos Beatles irão a leilão em Liverpool

Imagem dos Beatles que faz parte do leilão - Mike Mitchell/Omega Auctions
Imagem dos Beatles que faz parte do leilão Imagem: Mike Mitchell/Omega Auctions

De Londres (Reino Unido)

12/03/2018 16h07

Um total de 413 fotografias do grupo britânico The Beatles, das quais mais de 350 nunca antes tinham sido mostradas, irão a leilão no próximo dia 24 de março em Liverpool, cidade que viu nascer o famoso quarteto.

Segundo a casa de leilões Omega, o fotógrafo Mike Mitchell é o responsável de todas as imagens, que foram capturadas em 1964, pouco depois da atuação da banda no programa "The Ed Sullivan Show", assistido por 73 milhões de espectadores e que foi considerado a explosão da "beatlemania".

John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr deram seu primeiro show nos Estados Unidos em 11 de fevereiro de 1964 em Washington e lá Mitchell, que tinha apenas 18 anos, conseguiu uma credencial para ter acesso a todas as áreas da Uline Arena e fotografar de perto os músicos.

"Tinham trazido algo tão novo ao país que queria ver de perto quem eram. Não fui com a ideia de fotografar um evento, mas de retratá-los", indicou Mitchell.

John Lennon e Paul McCartney em show dos Beatles - Mike Mitchell/Omega Auctions - Mike Mitchell/Omega Auctions
John Lennon e Paul McCartney em show dos Beatles
Imagem: Mike Mitchell/Omega Auctions

Alguns meses depois, em 13 de setembro, o fotógrafo foi a um show dos Beatles em Baltimore (Maryland, EUA), e das duas ocasiões surgiram as 413 fotos que agora vão a leilão no Reino Unido.

Durante décadas, os negativos de grande parte delas tinham permanecido guardados em caixas, até que os avanços tecnológicos conseguiram revelá-las com luminosidade, já que foram capturadas com luz ambiente porque Michell não tinha um flash, explicou a casa de leilões.

Em 2011, a casa Christie's leiloou 46 das imagens em Nova York, que foram arrematadas por US$ 362 mil.

"A combinação da perspectiva e da luz tornam únicas essas fotografias dos Beatles, algo que se reflete no preço que atingiu a venda de apenas uma pequena parte da coleção em 2011", indicou o responsável do leilão, Paul Fairweather, que acrescentou que se trata de uma "grande oportunidade" para colecionadores e investidores.

O leilão contará com outros objetos que pertenceram aos membros do grupo, entre eles um Mercedes 500 SEL AMG do ano de 1984 de George Harrison, um dos principais itens à venda.