Topo

Para o público, "Três Anúncios Para um Crime" levaria Oscar de Melhor Filme

O ator Sam Rockwell em "Três Anúncios Para um Crime" - Reprodução
O ator Sam Rockwell em "Três Anúncios Para um Crime" Imagem: Reprodução

Madri

03/03/2018 06h51

O filme "Três Anúncios Para um Crime", do britânico Martin McDonagh, é o melhor avaliado pelo público antes da 90ª edição do Oscar, que será realizada neste domingo, no Teatro Dolby, em Los Angeles (Estados Unidos).

No entanto, parte com menos indicações que "A Forma da Água", de Guillermo del Toro, que é o sétimo filme na preferência dos espectadores.

Assim demonstra a opinião dos usuários das duas plataformas "online" de avaliação de longas-metragens com maior tráfego na Internet dos Estados Unidos, "Rotten Tomatoes" e "Internet Movie Database (IMDb)".

Se utilizamos exclusivamente como critério as avaliações destes dois sites, o filme melhor colocado para competir com o drama de McDonagh, que reflete a luta de uma mãe por esclarecer o estupro e assassinato de sua filha em uma pequena cidade da América rural, é "Me Chame pelo Seu Nome", de Luca Guadagnino, uma história de amor entre um adolescente, Elio, e o ajudante do seu pai, Oliver, durante o verão de 1983 em uma cidade italiana.

Por outro lado, o filme com mais indicações, é "A Forma da Água".

O longa, que narra o romance entre uma faxineira e uma criatura humanoide anfíbia em um laboratório durante os anos da "Guerra Fria", conta com 13 indicações, mas tem uma menor avaliação entre o público que outros filmes como "Corra!", "Dunkirk", "Lady Bird: É Hora de Voar" e "O Destino de uma Nação".

E isso, como mostra a experiência, a opinião da Academia não costuma coincidir com o da público, já que dos dez melhores filmes avaliados por usuários do "IMDb" e "Rotten Tomatoes" na última década, apenas dois levaram o Oscar: "Spotlight: Segredos Revelados" (2015) e "O Discurso do Rei" (2010).

Além disso, apenas em duas ocasiões durante a última década, o filme com maior pontuação média entre os dois portais citados venceu o Oscar. Em 2008, "Quem Quer Ser um Milionário?" e em 2013, "12 Anos de Escravidão", na frente de "Clube de Compras Dallas" que obteve a mesma pontuação, 8,55.

O longa-metragem pior classificado nesta edição é "The Post: A Guerra Secreta", de Steven Spielberg, com uma pontuação média de 7,3. O que faz deste um dos filmes piores avaliados entre os indicados ao Oscar na última década.

Em relação aos prêmios recebidos até agora, "Três Anúncios Para um Crime" levou o Globo de Ouro, o Prêmio do Sindicato dos Atores e o BAFTA de melhor filme. Por sua vez, "A Forma da Água", conseguiu o prêmio de Melhor Diretor tanto na cerimônia do Globo de Ouro, como nos prêmios BAFTA.