Topo

Jennifer Lawrence e Jodie Foster apresentarão o Oscar de Melhor Atriz

Jennifer Lawrence e Jodie Foster  - Rex Shutterstock/Reprodução
Jennifer Lawrence e Jodie Foster Imagem: Rex Shutterstock/Reprodução

03/03/2018 02h13

Los Angeles (EUA), 3 mar (EFE).- Jennifer Lawrence e Jodie Foster apresentarão, neste domingo, o Oscar de Melhor Atriz, no lugar de Casey Affleck, vencedor da estatueta de melhor ator no ano passado, que não participará da cerimônia após os protestos que lembraram seu envolvimento em um caso de assédio sexual.

Tradicionalmente, a estatueta para a melhor atriz é entregue pelo ator que conquistou o prêmio no ano anterior, e vice-versa.

No entanto, o site especializado "Variety" informou na sexta-feira que Lawrence e Foster serão as encarregadas de entregar o prêmio, com isso, vão preencher o vazio deixado por Affeck, depois dele ter avisado no final de janeiro que não participaria da cerimônia.

Essa decisão do ator chegou no meio do escândalo que Hollywood viveu nos últimos meses com as revelações de casos de agressão e abuso sexual a mulheres no mundo do entretenimento.

Os movimentos "Me Too" e "Time's Up" encorajaram as vítimas a denunciar seus casos de abuso e assédio sexual e reivindicaram respeito para as mulheres.

Affleck foi protagonista de uma polêmica na última edição do Oscar, onde ele ganhou a estatueta de melhor ator por "Manchester À Beira-Mar", depois que os veículos de imprensa resgataram um suposto episódio de assédio sexual durante a filmagem de seu falso documentário "Eu Ainda Estou Aqui" (2010).

Neste caso, que finalmente foi resolvido com um pacto entre as partes, a produtora Amanda White e a diretora de fotografia Magdalena Gorka denunciaram Affleck, com ele negando as acusações.

Esta controvérsia não entrou no caminho de Affleck no Oscar, que também levantou suspeitas de racismo entre aqueles que viram um tratamento de graça para este ator branco contra o afro-americano Nate Parker, diretor e protagonista de "O Nascimento de Uma Nação" (2016) que afundou no ano passado no ostracismo por causa da revelação de um antigo caso de agressão sexual.