Jennifer Lawrence: "Feminismo não é puritanismo"
Para Jennifer Lawrence, existe atualmente uma certa confusão sobre o que é o feminismo e, em sua opinião, o movimento nada tem a ver com "puritanismo".
"Com sorte, acho que o que este personagem (do filme 'Operação Red Sparrow') vai ser icônico, em particular, porque há agora uma confusão sobre o que é feminismo, e feminismo não é puritanismo", disse a atriz ao lado do diretor Francis Lawrence.
A protagonista de "Operação Red Sparrow", que estreou na quinta (1º), defendeu que feminismo significa "simplesmente igualdade", mas não representa que homens e mulheres sejam iguais quanto às suas caraterísticas.
"Acho importante mostrar um personagem feminino icônico, que é sensual, dona do seu corpo e que se impõe usando a inteligência", argumentou.
A ganhadora do Oscar de melhor atriz por "O Lado Bom da Vida" (2012) é uma das estrelas mais influentes de Hollywood na atualidade e tem se destacado também pela luta por igualdade de mulheres e homens na indústria cinematográfica, especialmente para eliminar a diferença salarial por questão de gênero.
Vale lembrar que há 10 dias Jennifer ficou bastante incomodada com a repercussão de uma foto (acima) em que ela aparece de vestido decotado na fria Londres, enquanto seus colegas homens de "Operação Red Sparrow" estão todos agasalhados.
Muitos comentaristas viram a foto como um reflexo da pressão sobre mulheres em Hollywood para terem boa aparência, especialmente dadas as críticas anteriores de Lawrence à diferença salarial na indústria cinematográfica. A estrela disse em publicação no Facebook que também ficou "extremamente ofendida" pelo que chamou de reações "completamente ridículas" nas redes sociais e mídia tradicional sobre a foto.
Graças a "Operação Red Sparrow", Jennifer Lawrence se reencontra com Francis Lawrence, o diretor de três filmes da saga "Jogos Vorazes", que levou o seu nome ao hall da fama.
A produção, que também conta com Joel Edgerton e Charlotte Rampling, mostra a história de uma jovem recrutada contra a sua vontade por um programa da espionagem russo e treinada para se tornar uma agente secreta.
Para o diretor, Dominika (o personagem Jennifer) é o coração e a alma do filme. Segundo ele, ela é capaz de ações não esperadas nos heróis modernos, e entre atriz e personagem há semelhanças.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.