Estreia de "Me Chame Pelo Seu Nome" é suspensa na Tunísia: "Foi censurado"
A estreia do filme candidato ao Oscar "Me Chame Pelo Seu Nome" foi suspensa na quarta-feira (28) à noite na Tunísia, aparentemente devido à censura, denunciaram nesta quinta-feira os distribuidores do projeto.
Segundo os mesmos, foi completado o processo administrativo necessário e a estreia estava prevista para quarta-feira em um dos cinemas do centro da capital, mas a própria sala cancelou a projeção no último momento.
"Foi censurado. É um ataque às liberdades e um atentado à Constituição tunisiana", denunciou à imprensa local Lassaad Goubantini, um dos proprietários dos direitos de distribuição, para quem "está claro que o motivo é a temática do filme".
"Me Chame Pelo Seu Nome", que concorre ao prêmio de melhor filme na cerimônia que será realizada no domingo, narra a história de amor entre um menino de 17 anos e o assistente de seu pai, um homem mais velho com quem encontra durante algumas férias no norte da Itália.
Perguntado, o Ministério de Cultura não confirmou e nem desmentiu a censura.
Não é a primeira vez que é vetada a projeção pública de um filme na Tunísia, um dos países árabes mais avançados em questões relacionadas com a homossexualidade, ainda que esta seja ainda considerada um crime.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.