Topo

Funeral da estrela de Bollywood reúne milhares de pessoas na Índia

Funeral da atriz Sridevi, estrela de Bollywood - Rajanish Kakade/AP
Funeral da atriz Sridevi, estrela de Bollywood
Imagem: Rajanish Kakade/AP

Em Nova Délhi (Índia)

28/02/2018 09h30

Milhares de pessoas se despediram nesta quarta-feira da icônica atriz de Bollywood Sridevi Kapoor, na cidade indiana de Bombaim, completamente colapsada pelo funeral da artista morta no sábado em Dubai ao se afogar acidentalmente em uma banheira.

Uma multidão de seguidores da atriz fez fila durante horas com flores, cartazes e fotografias para render tributo entre fortes medidas de segurança ao corpo embalsamado da artista, que foi velado em um clube esportivo de Bombaim (oeste).

A musa de Bollywood, protagonista de filmes como "Mawaali" (1983), "Tohfa" (1984), "Mr Índia" (1987) e "Chandni" (1989), recebeu, além disso, honras em uma cerimônia na qual o corpo foi coberto com uma bandeira da Índia.

Entre os presentes, vestidos de branco, cor de luto para os indianos, estavam destacadas estrelas da indústria cinematográfica indiana como Aishwarya Rai, Deepika Padukone, Shahid Kapoor e Shahrukh Khan.

Um veículo especialmente condicionado para a ocasião transportou o corpo da atriz desde o local onde rendeu tributo até o crematório, situado mais ao sul.

A morte da atriz no Dubai causou um grande rebuliço na Índia, especialmente nos meios de comunicação.

A razão da morte foi vinculada inicialmente a uma parada cardíaca, mas o relato mudou na segunda-feira quando as autoridades revelaram que o relatório forense tinha concluído que a morte da atriz se deveu a "um afogamento acidental após a perda de consciência".

A morte de Sridevi suscitou uma tempestade de especulações e conjeturas, o que levou a família e as autoridades indianas a pedir responsabilidade e respeito aos meios.

"O interesse dos meios no precoce morte de Sridevi é entendível, mas a histeria da especulação não ajuda", escreveu em sua conta oficial do Twitter o embaixador indiano nos Emirados Árabes Unidos, Navdeep Suri, que pediu "responsabilidade" e que os especialistas "determinem as causas" da morte.

Sridevi estreou em 1978 com o filme "Solva Sawan" e após duas décadas de grandes sucessos, por causa de seu casamento com o produtor Boney Kapoor, tirou em 1997 um longo descanso de Bollywood para se dedicar à sua família.

Em 2012, a intérprete voltou à grande tela com o sucesso de bilheteira "English Vinglish".

Além de filmes hindi, protagonizou um grande número de produções em várias línguas regionais do gigante asiático.