Filmes latinos fazem história no Festival de Berlim
As produções latino-americanas marcaram presença no Festival de Berlim deste ano, ao seus dois candidatos ao Urso serem premiados - o paraguaia "Las herederas" e o mexicano "Museo" -, e com os brasileiros sendo lançados em seções paralelas.
O filme "O Processo", documentário de Maria Augusta Ramos sobre o impeachment de Dilma Rousseff, entrou no top 3 de melhor documentário escolhido pelo público.
Já pelo júri, "Las herederas", dirigido pelo estreante Marcelo Martinessim levou dois Ursos de Prata: o de melhor atriz, para Ana Brun, e o Prêmio Alfred Bauer, em memória do fundador do festival. "Museo", por sua vez, do mexicano Alonso Ruizpalacios e interpretado por Gael García Bernal, ganhou a Prata de melhor roteiro.
O cinema latino-americano deixou sua marca na história da 68ª edição da Berlinale, um festival em 2008 que deu o Ouro para "Tropa de Elite", de José Padilha.
"Tinta Bruta", de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, recebeu o prêmio da Confederação Internacional dos Cinemas de Arte e Experimentais - CICAE - e o maior prêmio do Teddy, destinado aos filmes com especial sensibilidade para a temática LGBT.
Exibido na sessão Panorama, a segunda mais importante do festival, "Tinta Bruta" narra a história de Pedro, um jovem homossexual que ganha dinheiro com vídeos na internet. O "Teddy" para o melhor documentário também foi para o Brasil. "Bixa Travesty", de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, venceu nessa categoria e também foi exibido na seção Panorama.
Outro filme com participação do Brasil, "Zentralflughafen THF", documentário exibido no Panorama e que mostra um centro de acolhimento de refugiados instalado no antigo aeroporto de Tempelhof, em Berlim, recebeu o prêmio da Anistia Internacional. O filme, uma co-produção franco-alemã, foi dirigido pelo cearense Karim Ainouz, que em 2014 concorreu na seção principal do Festival com o filme "Praia do Futuro", com Wagner Moura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.