Topo

Brasileiro ganha Prêmio Illy SustainArt em evento de arte na Espanha

23/02/2018 13h58

Madri, 23 fev (EFE).- O paulistano Marcelo Cidade, com a sua obra "Expansão por Subtração", ganhou o 11º Prêmio Illy SustainARt, na Feira Internacional de Arte Contemporânea, a ARCO 2018, "por sua crítica reivindicativa à política destrutiva e ditatorial do lugar onde vive", informou o júri.

Inspirado no arquiteto Oscar Niemeyer, o jovem artista interpretou os precários e muito comuns sistemas de segurança que usam muros com pedaços de vidro quebrado. Cidade se define como um artista conceitual que se identifica com a experiência urbana.

Através de uma prática subversiva e informal, ele questiona os ideais da arquitetura modernista, se apropria dos espaços urbanos e inventa novos idiomas e linguagens, construindo espaços aparentemente inesperados e surpreendentes, segundo os organizadores do prêmio. As obras de Marcelo Cidade se concentram em um lugar para alcançar outro, colocando em movimento um processo de deslocamento do histórico-geográfico para o poético.

O júri disse que ele é uma "jovem promessa do Brasil", e concedeu o prêmio de 15 mil euros (R$ 60.235), sem a compra da obra, para que ele possa continuar com o seu desenvolvimento artístico.