Topo

Entretenimento

Soderbergh une técnica e conteúdo em "Unsane", exibido no Festival de Berlim

21/02/2018 15h44

Berlim, 21 fev (EFE).- O diretor americano Steven Soderbergh apresentou no Festival de Berlim nesta quarta-feira o longa-metragem "Unsane", que "une técnica e conteúdo" e foi gravado com um iPhone. O filme narra a história de uma mulher sob o assédio de um psicopata e de uma clínica psiquiátrica que pratica fraudes sistemáticas.

"Não é um filme sutil. Nunca tinha trabalhado tão perto de um rosto como agora", afirmou o cineasta, para quem a técnica digital do iPhone permite "o absoluto imediatismo", o que encaixa se perfeitamente com o assédio ao qual a protagonista é submetida.

Soderbergh se apresentou na Berlinale acompanhado do protagonista masculino, Joshua Leonard, mas não da atriz principal do filme, Claire Foy.

A atenção em torno do uso do iPhone e o que essa técnica experimental permite ao diretor repercutiu mais que o tema do assédio, com apenas algumas intervenções sobre a campanha #MeToo e os escândalos por abusos sexuais, cujo debate tem tomado conta do mundo do cinema.

"Gravamos o filme antes do início do #MeToo. Mas, certamente, o assédio é um tema muito presente no filme", explicou o realizador a respeito da personagem feminino exposta a um psicopata, que ignora a sua rejeição e tenta forçá-la.

O novo longa-metragem de Soderbergh ofuscou os dois filmes da competição no sétimo dia do evento, que já exibiu 14 dos 19 candidatos ao Urso.

gc/vnm

(foto) (vídeo)

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento