Topo

Visivelmente emocionado, o cineasta Ridley Scott recebe o Bafta honorário

18/02/2018 21h02

Londres, 18 fev (EFE).- O diretor e produtor britânico Ridley Scott recebeu neste domingo, visivelmente emocionado, a estatueta honorária por sua contribuição à indústria cinematográfica na 71ª edição da premiação da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e da Televisão (Bafta, na sigla em inglês), durante cerimônia realizada no Royal Albert Hall, em Londres.

O público presente na cerimônia na capital do Reino Unido ovacionou de pé o ganhador do prêmio conhecido como "Bafta Fellowship", que foi entregue pelo príncipe William, duque de Cambridge.

"Não quero me emocionar e, na verdade, já estou emocionado. Faz 40 anos que estou neste negócio e esta é a primeira vez que me dão algo", afirmou o veterano diretor após receber o prêmio.

"É uma honra muito grande receber o Bafta. Soa fácil porque estamos falando muito disto, mas a profissão de professor é a mais importante do mundo. Tive a imensa sorte de ter professores que me inspiraram muito", afirmou o cineasta.

Sir Ridley Scott foi nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth II em 2003 e, aos 80 anos, é um dos cineastas mais laureados da história da sétima arte e dirigiu clássicos conhecidos como "Os Duelistas" (1977), "Alien: O Oitavo Passageiro" (1979), "Blade Runner, o Caçador de Androides" (1982), "Thelma & Louise" (1991), "Gladiador" (2000) e "Falcão Negro em Perigo" (2001).

Scott foi indicado ao Oscar em quatro ocasiões, três na categoria de melhor filme, por "Thelma & Louise", "Gladiador " e "Falcão Negro em Perigo", e uma a melhor diretor por "Perdido em Marte" (2015).

Além disso, o cineasta conta com cinco indicações ao Globo de Ouro, quatro ao Bafta e dois prêmios Emmy em 10 candidaturas: Primetime Emmy ao melhor filme para televisão, por "The Gathering Storm" (2002), e Primetime Emmy ao melhor documentário ou especial de não ficção, por "Gettysburg" (2011).

Entre os ganhadores do Bafta honorário figuram atores de renome como Julie Walters, Helen Mirren, Anthony Hopkins, Sean Connery e Sydney Poitier, e diretores e produtores como Martin Scorsese, Charlie Chaplin, Woody Allen, Alfred Hitchcock e Mel Brooks, que o recebeu no ano passado.