Topo

Guillermo del Toro presidirá júri do Festival de Cinema de Veneza

12/02/2018 10h43

Roma, 12 fev (EFE).- O diretor mexicano Guillermo del Toro presidirá o júri internacional do 75º Festival de Cinema de Veneza, que será realizado nesta cidade do norte da Itália entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro, informaram nesta segunda-feira os organizadores da mostra.

Del Toro, cujo filme "A Forma da Água" concorrerá a 13 estatuetas na 90ª edição do Oscar no próximo dia 4 de março, presidirá o júri que se encarregará de entregar prêmios como o Leão de Ouro de melhor filme.

O cineasta aceitou a proposta e declarou que "ser presidente de (da mostra) de Veneza é uma honra imensa, uma responsabilidade que aceito com respeito e gratidão", segundo o comunicado enviado aos meios de comunicação.

"Veneza é uma janela do cinema em nível mundial, uma oportunidade para celebrar sua força e sua relevância cultural", acrescentou.

Del Toro, que também é ator, cenógrafo e escritor, participou do 74º Festival de Veneza do ano passado justamente com "A Forma da Agua", que levou o Leão de Ouro de melhor filme.

A primeira vez que participou deste prestigiado festival foi em 1997 com "Mutação", enquanto em 2006 fez parte do júri dos prêmios Luigi de Laurentiis de melhor estreia na 63ª Mostra de Veneza.

A decisão de nomear Del Toro presidente deste júri internacional foi tomada pelo conselho de administração da Bienal de Veneza, que está presidido por Paolo Baratta, após a proposta feita pelo diretor da mostra, Alberto Barbera, segundo os organizadores.

Barbera assinalou que "Guillermo Del Toro é a generosidade feita pessoa, a cinefilia que não olha só para o passado e a paixão pelo cinema capaz de emocionar, comover e ao mesmo tempo fazer refletir".

"Possui uma imaginação ardorosa e uma sensibilidade rara, que lhe permitem dar vida a um universo fantástico no qual há respeito pela diversidade e o amor e o medo coexistem", completou.

O diretor da mostra agradeceu a Del Toro por ter aceitado a proposta e apostou que "será um presidente simpático, curioso e apaixonado".