Topo

Arqueólogos encontram inscrição chinesa de 4.000 anos de antiguidade

12/02/2018 14h22

Pequim, 12 fev (EFE).- Uma inscrição de três ou quatro caracteres chineses de 4.000 anos de antiguidade, oito séculos mais antigos que o que geralmente se consideram os primeiros vestígios de escritura chinesa, foi encontrada na região da Mongólia Interior, segundo informou a agência oficial "Xinhua".

Os caracteres foram encontrados em uma peça de cerâmica desenterrada nas ruínas da Cultura Xiajiatian, na cidade de Chifeng, afirmou o especialista Lian Jilin, do escritório regional de patrimônio cultural e arqueologia, no domingo.

Analistas do Museu Nacional da China confirmaram que os sinais pertencem a caracteres escritos, provavelmente com tinta e um pincel elaborado com pelo animal, e que poderiam fazer alusão a algum tipo de sacrifício ritual.

A descoberta volta a reabrir o debate sobre as origens da escritura chinesa, já que os estudiosos reconhecem como os primeiros vestígios desta as inscrições em "ossos adivinhatórios" da dinastia Shang (de 3.200 anos de antiguidade), embora outros acreditem que os caracteres chineses são muito mais antigos.

Em 2003 foram encontrados na província central de Henan supostos caracteres escritos em cascos de tartaruga com cerca de 9.000 anos de antiguidade, mas a enorme diferença temporal entre estes e os ossos adivinhatórios divide os estudiosos sobre se eles também devem ser considerados uma forma de escritura chinesa.

A Cultura de Xiajiadian floresceu antes que a dinastia Shang e se situa entre o fim da era neolítica e o começo da Idade do Bronze na civilização oriental.