Topo

John Gavin, ator de "Psicose" e ex-embaixador dos EUA, morre aos 86 anos

O ator John Gavin - AP Photo
O ator John Gavin Imagem: AP Photo

De Los Angeles (EUA)

10/02/2018 01h08

O ator americano John Gavin, que deixou sua marca em filmes como "Psicose" e "Spartacus" (ambos de 1960), morreu nesta sexta (9), aos 86 anos, em Los Angeles, informou a revista "The Hollywood Reporter".

Independentemente de sua carreira em Hollywood, Gavin também foi conhecido pelo seu trabalho como embaixador dos Estados Unidos no México entre 1981 e 1986, durante o governo de Ronald Reagan.

"Um triste dia. O meu grande amigo John Gavin morreu esta manhã. Um dos melhores homens que conheci e que foi como um irmão para mim. Descanse em paz", disse no Twitter, o cineasta William Friedkin.

Desde jovem, John Gavin mostrou interesse nas suas duas paixões: o cinema e a carreira diplomática.

Gavin interpretou o namorado de Marion Crane (Janet Leigh) no filme de Alfred Hitchcock "Psicose", enquanto no filme de Stanley Kubrick, "Spartacus", deu vida a Julio Cesar.

Sua filmografia inclui outros longas-metragens como "Imitação da Vida" (1959), "A Teia de Renda Negra" (1960) e "Positivamente Millie" (1967).

Gavin esteve muito perto de encarnar o agente 007 em "Os Diamantes São Eternos" (1971), mas finalmente Sean Connery, após se ausentar no filme "A Serviço Secreto de Sua Majestade" (1969), voltou a interpretar o personagem de James Bond.

Além disso, Gavin foi o presidente do Sindicato de Atores de Hollywood (SAG, sigla em inglês) de 1971 a 1973.