Topo

John Mahoney, ator da série "Frasier", morre aos 77 anos

05/02/2018 23h48

Los Angeles (EUA), 5 fev (EFE).- O ator John Mahoney, conhecido por interpretar o pai do protagonista da série "Frasier", morreu nesta segunda-feira, aos 77 anos, em Chicago (Estados Unidos), informou seu empresário Paul Martino, em entrevista para a revista "The Hollywood Reporter".

O personagem de Martin Crane, pai de Frasier Crane (Kelsey Grammer) e Niles Crane (David Hyde Pierce) na famosa comédia de televisão "Frasier", foi a página mais destacada e lembrada da carreira de Mahoney, quem por este papel foi indicado para os prêmios Globo de Ouro e Emmy.

O intérprete participou dos 263 episódios que compuseram as 11 temporadas de "Frasier".

Mahoney nasceu em Blackpool, no Reino Unido, mas obteve a cidadania americana por servir no Exército e residiu neste país durante a maior parte de sua vida.

Sua entrada tardia no mundo da arte, quando tinha 40 anos de idade, foram no circuito de teatros de Chicago, onde o ator John Malkovich o incentivou a se juntar à companhia teatral Steppenwolf.

Posteriormente, seguiu para Nova York e em 1986 ganhou um Prêmio Tony pela obra "The House of Blue Leaves".

No cinema, Mahoney deixou sua marca em filmes como "Os Rivais" (1987) de Barry Levinson e "Feitiço da Lua" (1987) de Norman Jewison.

Além de seu período bem sucedido em "Frasier" de 1993 até 2004, Mahoney participou de outras produções para TV, como "Em Terapia" e "No Calor de Cleveland".