Topo

Entretenimento

Arqueólogos encontram novas tumbas perto da Pirâmide de Gizé

01/02/2018 11h37

Cairo, 1 fev (EFE).- Um grupo de arqueólogas descobriu quatro caixões, nas quais uma tem talhada uma inscrição com o nome do rei Ptolomeu IV, na região de Abu Sir, ao sul das Pirâmides de Gizé, no sudoeste do Cairo, informou nesta sexta-feira o Ministério de Antiguidades do Egito.

Em um comunicado a fonte explicou que foram achados três tumbas talhadas nas rochas, dentro dos quais estavam caixões de madeira, vasilhas e revestimentos para preservar as entranhas, o mais provável, de animais.

O diretor do setor de Antiguidades, Ayman Ashmaui, disse no texto que o primeiro poço tem uma pequena câmara funerária, onde acharam dois caixões retangulares pequenos, em más condições, e dentro descobriram duas múmias pequenas "provavelmente de duas aves".

Além disso, os arqueólogos egípcios encontraram rolos de forma esférica onde estão as entranhas das múmias e 22 vasilhas simbólicas com um material cerâmico de parte externa vítrea.

Segundo estudos preliminares, no primeiro caixão está talhado o nome do rei Ptolomeu IV (221-203 a.C) em um cartucho, enquanto que no segundo conta com escritos hieróglifos com tinta preta, ainda que não estejam legíveis, segundo o texto.

Dentro do segundo e terceiro poço há partes de outros dois sarcófagos onde acharam duas múmias de aves, acima das quais há uma lâmina de resina preta em boas condições de conservação.

O responsável concluiu que todas as descobertas arqueológicas foram depositadas no armazém do museu da região para sua restauração e manutenção.
 

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento