Arqueólogos encontram novas tumbas perto da Pirâmide de Gizé
Cairo, 1 fev (EFE).- Um grupo de arqueólogas descobriu quatro caixões, nas quais uma tem talhada uma inscrição com o nome do rei Ptolomeu IV, na região de Abu Sir, ao sul das Pirâmides de Gizé, no sudoeste do Cairo, informou nesta sexta-feira o Ministério de Antiguidades do Egito.
Em um comunicado a fonte explicou que foram achados três tumbas talhadas nas rochas, dentro dos quais estavam caixões de madeira, vasilhas e revestimentos para preservar as entranhas, o mais provável, de animais.
O diretor do setor de Antiguidades, Ayman Ashmaui, disse no texto que o primeiro poço tem uma pequena câmara funerária, onde acharam dois caixões retangulares pequenos, em más condições, e dentro descobriram duas múmias pequenas "provavelmente de duas aves".
Além disso, os arqueólogos egípcios encontraram rolos de forma esférica onde estão as entranhas das múmias e 22 vasilhas simbólicas com um material cerâmico de parte externa vítrea.
Segundo estudos preliminares, no primeiro caixão está talhado o nome do rei Ptolomeu IV (221-203 a.C) em um cartucho, enquanto que no segundo conta com escritos hieróglifos com tinta preta, ainda que não estejam legíveis, segundo o texto.
Dentro do segundo e terceiro poço há partes de outros dois sarcófagos onde acharam duas múmias de aves, acima das quais há uma lâmina de resina preta em boas condições de conservação.
O responsável concluiu que todas as descobertas arqueológicas foram depositadas no armazém do museu da região para sua restauração e manutenção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.