Paquistão fecha emissora de rádio financiada pelos Estados Unidos
Islamabad, 20 jan (EFE).- A emissora local em pashtun "Rádio Free Europê/Rádio Liberty (RFE/Rl)", financiada pelos Estados Unidos, foi fechada pelo Governo paquistanês por emitir "conteúdos contra os interesses nacionais do Paquistão", indicou neste sábado à Agência Efe uma fonte oficial.
O porta-voz do Ministério do Interior, Yasir Shakeel, confirmou o fechamento da emissora pelo seu conteúdo contra o "interesse" do país, mas não ofereceu mais detalhes sobre a medida.
A emissora publicou em seu site a notificação do Ministério do Interior ordenando o fechamento e alegando que a principal agência de inteligência do país (ISI) considera que suas transmissões seguem "a agenda de agências de inteligência hostil".
Na notificação, a rádio é acusada de apresentar o Paquistão como "um centro de terroristas", "um estado falido" e incitar contra o Governo os membros da etnia pashtun, cerca de 30 milhões dos 207 milhões de paquistaneses.
Em um comunicado distribuído pela rádio em Islamabad, o presidente da RFE/RL, Tom Kent, afirmou que "busca informação urgentemente sobre as intenções das autoridades paquistaneses".
Além disso, sublinhou que a "RFE/RL" é um meio privado apoiado pelo Congresso dos Estados Unidos, sem conexão com agências de inteligência de nenhum país.
O fechamento da rádio ocorre em meio a grandes tensões entre Paquistão e EUA após a suspensão do programa de Fundos de Apoio à Coalizão (CSF, em inglês) no Paquistão, que chega a US$ 900 milhões, até que este país adote "medidas decisivas" na luta contra o terrorismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.