Facebook classificará veículos de imprensa a partir de opinião dos usuários
Los Angeles (EUA), 19 jan (EFE).- O Facebook anunciou nesta sexta-feira que avaliará e classificará a confiança dos veículos de imprensa a partir da resposta dos usuários da rede social.
Os veículos com melhores avaliações terão prioridade no feed de notícias da plataforma, uma estratégia com a qual a empresa espera combater "o sensacionalismo, a desinformação e a polarização".
"Decidimos que permitindo que a comunidade determine que fontes são mais amplamente aceitas seria o mais objetivo", disse o fundador e presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg.
"As redes sociais permitem que as pessoas divulguem informações mais rápido do que nunca e, se não enfrentamos esses problemas, acabamos amplificando-os. Por isso, é importante que o feed de notícias promova notícias de alta qualidade, que ajudem a construir uma série de interesses comuns", completou.
O Facebook começou a perguntar aos usuários sobre a familiaridade e confiança em determinados veículos de comunicação. Essas perguntas serão estendidas para que a rede dê prioridade aos veículos que sejam "de confiança, informativos e locais".
Além disso, a empresa anunciou recentemente que o feed dos usuários dará prioridade aos conteúdos publicados por familiares e amigos, em detrimento de publicações de empresas ou da imprensa.
Zuckerberg indicou que essas mudanças visam melhorar e tornar mais valiosas as experiências dos usuários na rede social.
"Recentemente, recebemos comentários da nossa comunidade de que o conteúdo público - publicações de empresas, marcas e imprensa - está deslocando os momentos pessoais, que nos levam a nos conectar mais com os outros", indicou o Facebook na época da alteração.
O fundador do Facebook reconheceu que os vídeos e outros conteúdos corporativos na plataforma cresceram muito nos últimos anos. Por isso, há mais publicações desse tipo do que de amigos e familiares dos usuários.