Topo

Entretenimento

Cate Blanchett, Elton John e Sha Rukh Khan receberão Prêmio Cristal de Davos

10/01/2018 17h23

Genebra, 10 jan (EFE).- A atriz australiana Cate Blanchett, o cantor britânico Elton John e o ator indiano Shah Rukh Khan, estrela de Bollywood, receberão o Prêmio Cristal do Fórum Econômico Mundial de Davos por sua liderança na hora de defender os refugiados, lutar contra a Aids e promover os direitos das crianças e das mulheres.

Todos os anos o Fórum Econômico Mundial concede o prêmio a personalidades do mundo artístico que "criam pontes e servem de modelos para todos os líderes da sociedade civil".

Os prêmios serão entregues no próximo dia 22, antes da abertura do evento, realizado entre 23 e 26 de janeiro. O tema deste ano será "Criar um futuro compartilhado em um mundo fraturado".

O Fórum Econômico Mundial destaca a liderança de Blanchett na hora de chamar a atenção internacional para a crise de refugiados, sobretudo por sua atuação como embaixadora da boa vontade da Agência da ONU para os Refugiados (Acnur) desde 2016.

"Ela utilizou sua voz e sua influência para conscientizar, apoiar e arrecadar recursos para Acnur", indicou o Fórum Econômico Mundial em comunicado, que destaca a visita da atriz a países com grande população de refugiados, como Líbano e Jordânia.

Já Elton John receberá o prêmio por sua incansável luta contra a Aids através da fundação criada por ele em 1992, atualmente uma das organizações mais importantes no combate à doença.

"A Elton John Aids Foundation arrecadou mais de US$ 400 milhões até a data para apoiar centenas de programas de prevenção da Aids, além de serviços e outros projetos no mundo todo", lembrou o Fórum Econômico Mundial no comunicado.

O indiano Shah Rukh Khan, um dos atores mais conhecidos da indústria cinematográfica e televisiva do país nos últimos 30 anos, também receberá o Prêmio Cristal por sua defesa dos direitos das crianças e das mulheres na Índia.

Ele é fundador da ONG Meer Foundation, que apoia mulheres vítimas de ataques com ácido e de importantes queimaduras fornecendo atendimento médico, ajuda judicial, formação profissional, reabilitação e apoio econômico para manter suas casas.

Khan também criou unidades específicas para crianças em hospitais. Outra medida defendida pelo o ator foi o estabelecimento de centros de atenção específica para meninos com câncer no país.

A copresidente e cofundadora do Fórum Econômico Mundial, Hilde Schwab, destacou o compromisso com a dignidade e a defesa dos valores universais feita pelos três premiados.

"Esse espírito serve de inspiração para todos, especialmente nesses momentos difíceis, nos quais a compaixão é mais necessária do que nunca", afirmou Schwab.
 

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento