Topo

"Três Anúncios Para um Crime" se destaca no Globo de Ouro com 4 estatuetas

08/01/2018 06h33

Antonio Martín Guirado.

Los Angeles (EUA), 7 jan (EFE).- "Três Anúncios Para um Crime" foi o grande protagonista da 75ª edição do Globo de Ouro com quatro prêmios, arrebatando o brilho de "A Forma da Água", que, no entanto, levou o prêmio de melhor diretor para o mexicano Guillermo del Toro.

"Três Anúncios Para um Crime", uma comédia negra sobre as tentativas de uma mãe de que se faça justiça para sua filha assassinada, venceu nas categorias de melhor filme de drama, melhor atriz (Frances McDormand), melhor ator coadjuvante (Sam Rockwell) e melhor roteiro (Martin McDonagh).

McDormand, uma variante feminina de John Wayne no filme, se somou ao sentimento de reivindicação da noite e apareceu no palco com várias demandas: "As mulheres nesta sala não estão aqui pela comida. Estamos aqui pelo trabalho".

Rockwell, emocionado, lembrou seu perfil de artista independente.

"Estive em muitos filmes 'indies'. É bom estar em um filme que as pessoas veem", disse.

"A Forma da Água", que era favorito com sete indicações, se conformou com os prêmios de melhor diretor e melhor trilha sonora (Alexandre Desplat).

O filme narra a história de amor entre uma mulher muda e uma criatura marinha nos Estados Unidos no ano de 1962 com a estética de conto fantástico tão reconhecível do seu autor.

Del Toro venceu o prêmio de diretor (uma categoria apresentada por Natalie Portman como uma competição "unicamente entre homens") frente a Steven Spielberg ("The Post - A Guerra Secreta"), Ridley Scott ("Todo o Dinheiro do Mundo"), Christopher Nolan ("Dunkirk") e Martin McDonagh ("Três Anúncios Para Um Crime").

Del Toro é o terceiro cineasta latino a vencer o Globo de Ouro depois de seus compatriotas Alfonso Cuarón ("Gravidade") e Alejandro González Iñárritu ("O Regresso").

"Desde a minha infância fui fiel aos monstros", disse Del Toro ao agradecer o prêmio no palco do hotel Beverly Hilton, de Los Angeles (Califórnia). "Me salvaram e me absolveram porque são os santos padrões das nossas felizes imperfeições", acrescentou o mexicano.

Da sua parte, o britânico Gary Oldman cumpriu as previsões e ganhou o prêmio de melhor ator de drama por "O Destino de uma Nação", uma interpretação para a qual não duvidou em levar o personagem para casa, segundo confessou.

"A minha esposa acostuma dizer que se deitava com Winston Churchill e acordava com Gary Oldman, suponho que é melhor portanto o contrário", comentou o ator entre risos.

James Franco foi escolhido melhor ator de comédia por "Artista do Desastre" e convidou ao palco Tommy Wiseau, o cineasta cult o qual interpreta no filme, embora não tenha lhe permitido falar durante o seu discurso.

Wiseau dirigiu na vida real "The Room", o chamado "Cidadão Kane" das filmes ruins.

Saoirse Ronan ganhou o Globo de melhor atriz de comédia por "Lady Bird", trabalho dirigido por Greta Gerwig que levou o reconhecimento de melhor comédia ou musical.

Além disso, Allison Janney conseguiu o prêmio de melhor atriz coadjuvante por "Eu, Tonya".

O prêmio de melhor música foi para "This Is Me", de "O Rei do Show", escrita por Benj Pasek e Justin Paul, enquanto que o título de melhor filme de animação foi para "Viva - A Vida é Uma Festa", a obra da Pixar sobre o tradicional Dia dos Mortos mexicano.

O diretor do filme, Lee Unkrich, agradeceu em espanhol ao México e a sua cultura do Dia de Mortos.

Por último, o filme alemão "In the Fade", de Fatih Akin, venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.