Morre Peter Preston, ex-diretor do jornal "The Guardian"
Londres, 7 jan (EFE).- Peter Preston, diretor do jornal britânico "The Guardian" entre 1975 e 1995, morreu no sábado em sua casa aos 79 anos, informou neste domingo sua família.
Preston começou a trabalhar no "The Guardian" em 1963 e se destacou ao ter transformado a reputação do jornal em nível internacional, publicou hoje o "The Observer", versão dominical dessa publicação.
Segundo a imprensa local, o jornalista morreu em casa por causa de um melanoma, que reapareceu em 2016 e que foi detectado pela primeira vez há dez anos.
Seu filho, Ben Preston, destacou hoje no jornal "The Sunday Times" a "resistência, valentia e sabedoria" de seu pai e disse que ele "foi querido até o final".
Quando foi diretor, Preston introduziu um caderno do jornal dedicado a assuntos da atualidade de menor importância, algo revolucionário na época, mas que hoje é amplamente utilizado.
Após deixar a direção do "The Guardian", Preston continuou trabalhando como colunista no jornal, e seu último artigo foi publicado no último dia 31 de dezembro.
A editora-chefe do "Guardian" e do "Observer", Katharine Viner, disse que Preston foi um diretor excelente e um homem "generoso".
Por sua vez, Alan Rusbridger, que o sucedeu como diretor em 1995, apontou que o jornal tem com ele uma dívida de gratidão.
"Peter personificou todas as melhores virtudes do jornal que editou com tanta destreza durante tanto tempo. Ele combinou grande integridade, dureza tenaz e humanidade com uma real visão estratégica. O jornal tem com ele uma imensa dívida", acrescentou Rusbridger.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.