Topo

Eleição de rainha do café, shows e touradas protagonizam Feira de Manizales

05/01/2018 18h20

Manizales (Colômbia), 5 jan (EFE).- A Feira de Manizales, conhecida como a "mais bonita da América", começa amanhã na cidade da região central da Colômbia com uma programação que inclui desde shows de artistas internacionais e a eleição da rainha do café a touradas em uma das praças mais tradicionais do país.

O evento, que será realizado de 6 a 14 de janeiro, contará com mais de 300 atrações, das quais 80% serão gratuitas.

O Reinado Internacional do Café, um tradicional concurso do qual só participam mulheres de países produtores do grão ou amplos consumidores, será um dos grandes destaques da feira e coroará a rainha número 47, que sucederá a mexicana Marilú Acevedo.

O Brasil é o país com mais vencedoras desde a primeira edição, em 1957, com 8, seguido por Colômbia (5), Venezuela e Costa Rica (com 4, cada). Priscilla Durand, em 2014, foi a mais recente brasileira a ser coroada na eleição.

Em relação às touradas, os principais nomes são os espanhóis Enrique Ponce, Alberto López Simón, José Garrido e Julián López "El Juli"; o francês Juan Bautista e os colombianos Ramsés Ruiz, Luis Bolívar, Juan Pablo Correa e Pepe Manrique.

Pela grande tradição em tauromaquia, a cidade de Manizales e seus habitantes foram reconhecidos por uma lei nacional em 2006 como "origem e gestores da tradição de touradas na Colômbia e na América".

As touradas do evento começarão no domingo e terminarão no dia 13 na praça La Monumental, e o vencedor levará como troféu uma réplica em escala da catedral da cidade.

O Instituto de Cultura e Turismo de Manizales (ICTM) investiu 6,8 bilhões de pesos colombianos (US$ 2,3 milhões) para atrair cerca de 370 mil turistas para a feira.

"Na feira anterior foram 350 mil visitantes. Estamos com uma projeção de crescimento", disse o gerente do órgão, Héctor Ortiz, em um comunicado.

Duas das novidades deste ano serão a "Tech fest", uma iniciativa com a qual se busca aproximar os visitantes das novas tecnologias, e o espetáculo dos eslovenos Dunking Devils, que misturam acrobacia com basquete.

Além disso, os visitantes poderão participar do festival de trovadores e o dos mentirosos, um particular desafio em que se elege o humorista que melhor improvise uma mentira. Também haverá uma feira artesanal, apresentações musicais e dezenas de atividades esportivas.

De 11 a 14 de janeiro, os visitantes também poderão conhecer uma exposição de réplicas de dinossauros, que conta com figuras de até 14 metros de altura.

Na parte musical, o salseiro porto-riquenho Gilberto Santa Rosa será o artista principal do pregão da Feira de Manizales, cidade que, pela sua qualidade de vida, é chamada também de "o melhor lugar para se viver" no país.

No palco da Praça de Bolívar também estarão artistas como Charrito Negro, que interpreta "música de despecho" (um gênero de música regional), e o cantor de vallenato (outro gênero musical local) Jean Carlos Centeno, entre outros.

Haverá ainda shows do cantor porto-riquenho de reggaeton Ñejo, os salseiros Fruko y sus Tesos, o grupo de vallenato Los Inquietos e o cantor Jhonny Rivera, do gênero popular, entre outros.

A Feira de Manizales nasceu em 1955, quando o empreendedor Óscar Hoyos Botero tentou reproduzir na cidade, capital do departamento (estado) de Caldas, a Feira de Sevilha, na Espanha.

Com o passar dos anos, o evento ganhou as atrações que continuam na programação até hoje, como a eleição da rainha do café.