Topo

Morre Rick Hall, famoso produtor de música soul

03/01/2018 07h47

Los Angeles (EUA), 2 jan (EFE).- Rick Hall, famoso produtor americano de música soul, morreu nesta quarta-feira aos 85 anos, informou o Hall da Fama da Música do Alabama (Estados Unidos).

Hall foi o proprietário do "Fame", um dos estúdio de gravação mais importante do soul no sul do país e pelo qual passaram estrelas como Aretha Franklin, Wilson Pickett e Etta James.

A pequena localidade de Muscle Shoals no Alabama, onde ficava localizado o estúdio "Fame", se tornou um lugar de peregrinação para os artistas de soul que, após o fenomenal sucesso em 1966 de "When a Man Loves a Woman" assinado por Perry Sledge, buscavam esse som apaixonado, cru e intenso que era a marca do trabalho de Hall.

Fundado em 1959 e ainda em ativo, o "Fame" contava, no início, com uma poderosa banda de estúdio formado por músicos brancos que ficaram famosos pelo talento para conduzir figuras da música negra em anos nos quais a segregação racial era ainda uma realidade no sul dos Estados Unidos.

Entre esses músicos às ordens de Rick Hall, que foram mudando durante o tempo sobretudo pelo difícil caráter do produtor, figuraram Barry Beckett (teclados), Roger Hawkins (bateria), David Hood (baixo) e Jimmy Johnson (guitarra).

Conhecidos coloquialmente como o grupo de acompanhamento The Swampers, ainda que seu nome oficial fosse Muscle Shoals Rhythm Section, no final dos anos 60 fundaram sua própria e também célebre companhia de gravação, que foi chamada de Muscle Shoals Sound Studio.

Rick Hall recebeu em 2014 o Grammy especial "Trustees Award", em honra à carreira de personalidades que fizeram contribuições significativas ao mundo da música.