Topo

Entretenimento

Milhares de pessoas celebram solstício de inverno em Stonehenge

22/12/2017 13h03

Londres, 22 dez (EFE).- Milhares de pessoas se reuniram nesta sexta-feira no conjunto megalítico Stonehenge, ao sudoeste da Inglaterra, para dar as boas-vindas ao inverno e ver o primeiro amanhecer depois do solstício, a noite mais longa do ano.

Vestidos com roupas tradicionais, alguns deles como druidas, os presentes não puderam desfrutar do sol devido ao denso nevoeiro que cobria o local no começo da manhã.

A responsável de Stonehenge na organização governamental Patrimônio Inglês, Kate Davies, agradeceu aos "mais de 5 mil presentes" que foram festejar o solstício.

"Foi uma agradável e pacífica celebração, apesar da umidade", comentou, ao mesmo tempo que elogiou "ver tantas famílias desfrutando da música e cantando ao redor do templo".

Davies encorajou o público a voltar a Stonehenge durante as festas natalinas, embora informou o espaço ficará fechado entre os dias 24 e 25 de dezembro.

O monumento é visitado anualmente por mais de um milhão de pessoas e milhares participam das cerimônias que dão as boas-vindas aos solstícios de verão e inverno, segundo marca o ancestral calendário druida.

A luz solar durará nesta jornada somente sete horas, 49 minutos e 41 segundos, enquanto o dia mais longo do ano no verão, que ocorre todo dia 21 de junho, pode se prolongar por mais de nove horas.

Embora o solstício dure o dia inteiro, o momento exato é aquele em que o sol, visto da Terra, encontra-se o mais distante possível do "equador celeste". A hora do fenômeno astronômico aconteceu ontem às 16h28 GMT (14h28 em Brasília).

Stonehenge, situado no condado inglês de Wiltshire e conhecido como O Templo do Sol, tem cerca de 5 mil anos de antiguidade e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento