Topo

Entretenimento

Egito reabre histórica biblioteca após restauração no Sinai

16/12/2017 12h43

Cairo, 16 dez (EFE).- O ministro de Antiguidades do Egito, Khaled al Anani, reabriu neste sábado a histórica biblioteca do Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina, no sul da península do Sinai, que permaneceu fechada durante três anos, informou a agência de notícias estatal, "MENA".

A reabertura aconteceu após o término das obras de restauração da cúpula bizantina do mosteiro, que cobre uma superfície de 46 metros quadrados e que é a mais antiga do Oriente Médio, segundo a fonte.

Por sua vez, o diretor de Estudos e Pesquisas Arqueológicas no Sinai, Abdelrahman Rihan, ressaltou que a biblioteca, que detém cerca de 6 mil manuscritos, é considerada a segunda mais importante do mundo, atrás da do Vaticano.

Fundado no século VI, o Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina é um dos mais antigos do mundo, e foi declarado pela Unesco Patrimônio da Humanidade.

Na reabertura estiveram presentes os embaixadores no Egito de Grécia, Chipre, Alemanha, Irlanda, Portugal, Bulgária, Sérvia e Croácia, e deputados do Comitê religioso no Parlamento egípcio.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento