Topo

"Star Wars é a coroação à minha carreira", diz Benicio del Toro

13/12/2017 10h29

Jorge Peris

Londres, 13 dez (EFE).- O porto-riquenho Benicio del Toro, uma das novas caras de "Star Wars: O Último Jedi", reconheceu em entrevista à Agência Efe em Londres que participar da célebre saga intergalática é a "coroação" de sua carreira.

Del Toro (São Germán, Porto Rico, 1967) foi incorporado ao mundo fantástico de "Star Wars" em sua penúltima entrega e, apesar da magnitude da saga, o ator disse que este foi "um trabalho a mais", já que sua atitude "não muda, seja em um filme com muito orçamento ou um independente ".

"É a coroação à minha carreira. Recebi um convite para participar de algo muito interessante, algo espetacular, e é uma verdadeira honra", manifestou Del Toro, que dá vida a DJ, um dos mais interessantes recém-chegados ao filme.

O ator atendeu a Agência Efe em um cêntrico hotel da capital britânica, às margens do rio Tâmisa.

Depois de dois anos de espera - "Star Wars: O Despertar da Força estreou em 2015" -, a saga que George Lucas iniciou há 40 anos volta com sua oitava e esperada penúltima entrega, desta vez dirigida por Rian Johnson ("A Ponta de um Crime" e "Looper: Assassinos do Futuro").

Del Toro, cujo personagem esteve rodeado de rumores e sigilo, dá vida a DJ, um mercenário intergalático especialista em decifrar códigos graças às suas habilidades de hacker.

"O diretor me chamou e me ofereceu o papel. É certo que no início vi como algo atrevido... Ofereceu estar em 'Star Wars', algo que pode oferecer a centenas de atores! Foi original ele me querer", relatou o porto-riquenho.

"Combinamos que eu leria o roteiro e daria uma resposta. Ele chegou como uma pessoa normal que me entregou em mãos um roteiro e ficou esperando fora da minha casa eu terminar de ler. E eu leio devagar...", disse com um visível sorriso.

"Ele ficou cerca de quatro ou cinco horas esperando. Gostei de tudo, não só do meu personagem, portanto disse que sim imediatamente", comentou.

O ganhador de um Óscar, um Globo de Ouro e um Bafta pelo seu papel de Javier Rodríguez em "Traffic" (2000) confessou que, embora tenha estado em produções grandes como James Bond (007 - Permissão para Matar") e da Marvel ("Guardiões da Galáxia"), nunca esteve em nada "tão grande como 'Star Wars'".

"Estive em um filme de James Bond, que também é uma saga muito importante, e em uma da Marvel, mas esta é a maior. Estamos falando de 'Star Wars', história do cinema, algo que tem mais de 30 anos", afirmou.

A segunda entrega desta terceira trilogia, com muita mais ação e comédia que "Star Wars: O Despertar da Força", estreia nesta sexta-feira.

"Sou ser humano e posso entender que alguns personagens não agradam todo mundo. Se não funcionar...é preciso seguir adiante. Mas tomara que gostem", concluiu Del Toro.