Topo

Fazenda onde Colombo viveu quando preparava viagem à América é localizada

13/12/2017 14h30

Huelva (Espanha), 13 dez (EFE).- Pesquisadores da Universidade de Huelva (sudoeste da Espanha) localizam em San Juan del Puerto uma fazenda na qual Cristóvão Colombo e sua família viveram enquanto o descobridor administrava e organizava sua primeira viagem ultramarina.

Trata-se de um novo lugar, cuja localização era desconhecida para os historiadores e especialistas na vida e na obra de Colombo, e que foi um palco relevante de seus trabalhos para preparar a travessia transatlântica.

A pesquisa foi realizada por David González Cruz, catedrático de História Moderna da Universidade de Huelva, que expôs hoje os resultados de seu estudo durante o ato de apresentação em San Juan do último volume publicado pela revista científica "Anuário de Estudos Americanos", editada pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha.

Cruz explicou que localizou "o local exato das terras que cultivava Briolanja Muñiz, a cunhada de Colombo, quem o almirante procurava desde sua viagem de Portugal quando chega a estas terras cultivadas".

"É um lugar muito importante para a gestação do descobrimento da América, já que foi o lugar de amparo tanto dele como de seu filho Diego", ressaltou.

A pesquisa, publicada pela revista, se desenvolveu durante oito anos devido às dificuldades geradas pela mudança das denominações que tiveram os diversos limites geográficos desta fazenda desde o século XV até a atualidade.

Por esta razão, segundo o autor, foi preciso consultar várias fontes históricas para realizar uma comprovação rigorosa da transformação toponímica.

As terras entregues pelos duques de Medina-Sidonia a Briolanja Muñiz - cunhada de Cristóvão Colombo - estavam situadas nas imediações do rio Tinto em San Juan del Puerto, junto ao estuário de Juan de Coto e contígua a um local chamado Montecillo.