Topo

Japão elege "Norte" como ideograma do ano por ameaça norte-coreana

12/12/2017 09h36

Tóquio, 12 dez (EFE).- O ideograma japonês "kita", que significa "norte", foi eleito nesta terça-feira o símbolo que melhor descreve a situação política e social deste ano no Japão, em meio à escalada de tensão na península coreana.

Este "kanji" - ideograma japonês de origem chinesa - foi eleito pela organização promotora destes caracteres com sede em Kioto (sul), com 7.104 votos a favor - de um total de 153.594 -, segundo indicaram os veículos de imprensa locais.

A escolha foi apresentada em cerimônia em um conhecido templo desta cidade, no qual o monge budista Mori escreveu esta letra em forma grande (1,5m de comprimento x 1,3m de largura) com um pincel especial de caligrafia e sobre o papel típico japonês - "washi".

O monge definiu este "kanji", durante o evento transmitido ao vivo pela televisão do país, como a representação de duas pessoas que se dão as costas e acrescentou que "se não se fala cara a cara, é impossível compreender, por isso é importante que cada um se esforce para buscar a paz".

Em 2016, a Fundação de Provas de Aptidão "Kanji" do Japão selecionou o símbolo "kin", que significa ouro ou dinheiro, depois que o Japão ganhou 12 medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio e de o ex-governador de Tóquio Yoichi Masuzoe renunciou por um escândalo de fundos públicos.