Topo

"A Forma da Água" e Guillermo del Toro dominam indicações ao Globo de Ouro

11/12/2017 13h41

Antonio Martín Guirado.

Los Angeles (EUA), 11 dez (EFE).- "A Forma da Água", do mexicano Guillermo del Toro, parte como grande favorito na 75ª edição do Globo de Ouro com sete indicações, incluindo a de melhor filme de drama e melhor diretor, anunciou nesta segunda-feira a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA).

Del Toro, que nunca antes tinha sido indicado pela organização, finalmente "enfeitiçou" o Globo de Ouro.

Seu trabalho também obteve as indicações de melhor roteiro, melhor atriz de drama (Sally Hawkins), melhor ator coadjuvante (Richard Jenkins), melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer) e melhor trilha sonora original (Alexandre Desplat).

Na principal categoria, a de melhor filme de drama, o trabalho de Del Toro tem a companhia de "Dunkirk", "Me Chame Pelo Seu Nome", "The Post: A Guerra Secreta" e "Três Anúncios Para um Crime".

Já na de direção, o mexicano de Guadalajara lutará com pesos pesados: Steven Spielberg ("The Post"), Ridley Scott ("All The Money in the World"), Christopher Nolan ("Dunkirk") e Martin McDonagh ("Três Anúncios Para um Crime").

Del Toro também recebeu a indicação de melhor roteiro por seu trabalho com Vanessa Taylor, categoria em que concorrem com "The Post", "Lady Bird: É Hora de Voar", "Três Anúncios Para um Crime" e "A Grande Jogada".

Protagonizado por Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer e Michael Stuhlbarg, "A Forma da Água" narra a história de amor entre uma mulher muda e uma criatura marinha nos Estados Unidos no ano de 1962, com a estética de fantasia tão característica de seu autor.

O filme, uma carta de amor ao cinema, pode render a Del Toro sua segunda indicação a um Oscar. Em 2006, o cineasta concorreu ao prêmio de melhor roteiro original por "O Labirinto do Fauno".

Sally Hankins terá como oponentes Jessica Chastain ("A Grande Jogada"), Frances McDormand ("Três Anúncios Para um Crime"), Meryl Streep ("The Post") e Michelle Williams ("All the Money in the World").

Na categoria de melhor ator de drama concorrem Gary Oldman ("O Destino de uma Nação"), Denzel Washington ("Roman J. Israel, Esq."), Tom Hanks ("The Post"), Daniel Day-Lewis ("Trama Fantasma") e Timothée Chalamet ("Me Chame Pelo Seu Nome").

Na categoria de melhor atriz coadjuvante, Octavia Spencer terá a companhia de Mary J. Blige ("Mudbound"), Hong Chau ("Pequena Grande Vida"), Allison Janey ("I, Tonya") e Laurie Metcalf ("Lady Bird"), enquanto Richard Jenkins concorre ao prêmio de ator coadjuvante com Willem Dafoe ("Projeto Flórida"), Armie Hammer ("Me Chame Pelo Seu Nome"), Christopher Plummer ("All the Money in the World") e Sam Rockwell ("Três Anúncios Para um Crime").

Estre as comédias e musicais, os indicados foram "Artista do Desastre", "Lady Bird", "O Rei do Show", "Corra!" e "I, Tonya".

O prêmio de melhor ator ficará entre Steve Carell ("A Guerra dos Sexos"), Ansel Elgort ("Em Ritmo de Fuga"), James Franco ("Artista do Desastre"), Hugh Jackman ("O Rei do Show") e Daniel Kaluuya ("Corra!"), enquanto o de melhor atriz será disputado por Judi Dench ("Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha"), Helen Mirren ("The Leisure Seeker"), Margot Robbie ("I, Tonya"), Saoirse Ronan ("Lady Bird") e Emma Stone ("A Guerra dos Sexos").

Além disso, "Viva: A Vida é uma Festa", foi indicado como melhor filme de animação ao lado de "O Poderoso Chefinho", "The Breadwinner", "O Touro Ferdinando" e "Com Amor, Van Gogh".

O filme sobre o tradicional Dia dos Mortos mexicano também é candidato ao prêmo de melhor canção original com "Remember Me", composta por Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez.

A produção chilena "Uma Mulher Fantástica", de Sebastián Lelio, conseguiu a indicação de melhor filme estrangeiro e concorrerá com "Em Pedaços" (Alemanha), "Nelyubov" (Rússia), "The Square" (Suécia) e "First They Killed My Father" (Camboja), o quarto filme de Angelina Jolie como diretora.