Topo

Morre aos 88 anos o popular ator russo Leonid Bronevoy

09/12/2017 10h11

Moscou, 9 dez (EFE).- O popular ator russo de teatro e cinema Leonid Bronevoy morreu neste sábado, aos 88 anos, em um hospital de Moscou, segundo informou o teatro moscovita Lenkom, de cuja companhia fazia parte.

O diretor do Lenkom, Mark Varshaver, que confirmou sua morte, acrescentou à agência de notícias "TASS" que o teatro receberá o velório para que o público possa despedir-se do ator.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou uma mensagem de condolências aos familiares, amigos e colegas de Bronevoy, na qual destacou que sua morte é "uma perda irreparável para o Lenkom e para toda a cultura nacional".

Putin acrescentou que "espectadores de várias gerações lhe amavam sinceramente pelo seu enorme e generoso talento, pela sua mestria interpretativa, pelo seu encantamento e seu grande senso de humor".

Durante sua carreira, Bronevoy foi reconhecido com as mais altas distinções da União Soviética e, posteriormente, da Rússia.

O ator ganhou fama em 1973 com a interpretação do papel de Heinrich Müller, o chefe da Gestapo, na série de televisão soviética "Seventeen Moments of Spring".

A série, baseada no romance homônimo de Yulian Semionov, que tem como protagonista um espião soviético infiltrado em Berlim com a missão de abortar uma paz separada entre os nazistas e as potências ocidentais nos últimos meses da II Guerra Mundial, foi um dos maiores sucessos da televisão soviética da época.