Topo

Filme de animação de Wes Anderson abrirá Festival de Berlim

04/12/2017 14h04

Berlim, 4 dez (EFE).- O próximo Festival de Cinema de Berlim será inaugurado com o filme de animação "Ilha de Cachorros", do americano Wes Anderson e com estrelas como Edward Norton, Bill Murray e Scarlett Johansson dando a voz aos personagens, informaram nesta segunda-feira fontes da Berlinale.

Anderson voltará assim ao festival berlinense, onde em 2002 apresentou "Os Excêntricos Tenenbaums", e voltou dois anos depois com "A Vida Marinha com Steve Zissou" e em 2014 com "O Grande Hotel Budapeste", que ganhou o Urso de Prata Especial do Júri.

Trata-se da primeira vez que um filme de animação abre a Berlinale, destacou em comunicado o diretor do festival, Dieter Kosslick, que classificou a produção como "fascinante".

O filme se centra em Atari, um menino de 12 anos amparado por um prefeito corrupto de Megasaki City, que parte na busca por seu cachorro depois que o político deporta todos os cães para uma ilha.

O Festival de Berlim acontecerá entres os próximos dias 15 e 25 de fevereiro e o presidente do seu júri internacional será o diretor alemão Tom Tykwer.

O evento de 2018 chegará rodeado por certa polêmica, já que um destacado grupo de cineastas alemães, entre eles Fatih Akin, Maren Ade, Doris Dörrie e Volker Schlöndorff, publicou uma carta aberta pedindo a renovação da estrutura do festival.

O coletivo de cineastas reivindica maior transparência na escolha do diretor que deverá substituir Kosslick, que está há 16 anos no cargo e cujo contrato expira em 2019.

A designação do diretor da Berlinale é competência do Ministério de Cultura, cuja titular atual é Monika Grütters, da União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel.

O grupo de cineastas considera que a escolha deveria corresponder a um equipe, encarregada de realizar essa renovação, enquanto teme-se que a sucessão aconteça por designação de Grütters a uma pessoa de sua confiança.