Topo

Arqueólogos encontram 27 estátuas da deusa egípcia Sekhmet

03/12/2017 11h05

Cairo, 3 dez (EFE).- Uma equipe de arqueólogos descobriu na cidade de Luxor, no Egito, 27 estátuas fragmentadas da deusa da guerra Sekhmet, representada como uma mulher com a cabeça de leoa, anunciou neste domingo o Ministério de Antiguidades do país.

As estátuas foram encontradas por uma missão egípcio-europeia liderada por Hourig Sourouzian na região de Menon, como parte do projeto de conservação do templo do rei Amen-hotep III, que fica na margem ocidental do rio Nilo em Luxor, no sul do país.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mostafa Waziri, explicou que as estátuas de maior dimensão têm cerca de dois metros de altura.

Em uma delas, Sekhmet é representada sentada em um trono com o símbolo da vida na mão. Em outra, a deusa da guerra aparece em pé ou levando um papiro, mas sempre coroada por um disco solar.

Sourouzian indicou que a conservação das estátuas varia, mas que as encontradas mais perto da superfície estão em melhor condição.

Agora, os itens descobertos passarão por uma limpeza original e por um processo de conservação. O objetivo é expor todas as estátuas depois que o projeto for concluído, explicou Sourouzian.

A equipe começou o trabalho nessa região em 1998. Desde então, foram encontradas 287 estátuas de Sekhmet, explicou o diretor-geral de Antiguidades do oeste de Luxor, Fathi Yasin.

O objetivo do projeto é a restauração do templo de Amen-hoteb III, preservando os itens que estavam dentro do local, que foi destruído por um terremoto registrado 1.200 anos antes de Cristo. EFE

jfu/lvl