Topo

Entretenimento

Folha de ouro da coroa de Napoleão é leiloada por 500 mil euros

19/11/2017 19h28

Paris, 19 nov (EFE).- Uma folha de ouro da coroa que Napoleão usava quando foi nomeado imperador em 1804 foi adquirida neste domingo por 500 mil euros (R$ 1,9 milhão) em Fontainebleau, nos arredores de Paris, informou a casa de leilões Osenat.

A folha, de 9,2 centímetros de comprimento e apenas 10 gramas, nunca foi usada pelo governante, porque, a pedido seu, foi retirada dessa coroa de estilo romano em um dos ensaios prévios à cerimônia.

"Sua majestade me parabenizou, mas o peso dos louros o incomodava um pouco", teria dito posteriormente o ouvires, Martin Guillaume Biennais.

Biennais tinha seis filhas e deu uma folha a cada uma delas: "Guardai-as e que os vossos filhos as guardem depois de vocês", disse ao oferecê-las como presente. As outras cinco, no entanto, não foram conservadas.

Quando o rei Luis XVIII recuperou o trono, ordenou em 1819 a destruição da coroa, que foi fundida e transformada em uma barra de ouro, por isso Osenat destaca que esta folha faz parte da história de França.

A outra única folha ainda existente dessa joia, guardada no museu de Fontainebleau, foi uma que Napoleão deu de presente ao pintor Jean-Baptiste Isabey. Quando o artista lhe colocou a coroa para fazer um retrato do imperador, uma das folhas se soltou e Napoleão decidiu presenteá-lo como uma lembrança de sua "torpeza".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento