Topo

Morre Malcolm Young, guitarrista e fundador do AC/DC

18/11/2017 12h54

Redação Central, 18 nov (EFE).- Malcolm Young, guitarrista e fundador do grupo de rock AC/DC, morreu neste sábado aos 64 anos, após uma longa batalha contra a demência, segundo anunciou a banda em seu perfil no Facebook.

"Com profunda tristeza o AC/DC tem que anunciar a morte de Malcolm Young", que foi junto com seu irmão Angus o fundador da banda, afirma a nota, que destaca "a enorme dedicação e compromisso" que sempre mostrou com o grupo.

"Como guitarrista, compositor e visionário era um perfeccionista e um homem único (...) Fez e disse exatamente o que queria. Se orgulhava de tudo pelo que se esforçava. Sua lealdade aos fãs foi insuperável", acrescenta o texto.

Por sua parte, Angus acrescentou que "como seu irmão é difícil expressar com palavras o que significou para mim durante toda minha vida. O vínculo que tínhamos era único e muito especial. Deixa um enorme legado que viverá para sempre".

Segundo meios de comunicação australianos, o guitarrista morreu rodeado por sua mulher, Linda, e seus filhos Cara e Ross, além de seus três netos e dois dos seus irmãos.

Sua morte acontece apenas um mês depois da de seu irmão George Young, que foi produtor do AC/DC.

Nascido em 6 de janeiro de 1953 na cidade escocesa de Glasgow, Malcolm emigrou junto com parte da sua família à Austrália em 1963.

Fundou o grupo de hard rock junto com seus irmãos Angus e George em Sydney em 1973, e três anos depois se transferiram para Londres, de onde começaram sua bem-sucedida carreira internacional.

Em 1980 morreu Bon Scott, vocalista do grupo, devido a uma intoxicação etílica. Nesse mesmo ano lançaram o disco "Back in Black".

Durante os anos 80 gravaram álbuns como "For Those About To Rock" (1981), "Flick Of The Switch" (1983), "74 Jailbreak" (1984), "Fly On The Wall" (1985), "Who Made Who" (1985) e "Blow Up Your Video" (1988), enquanto nos anos 90 reduziram a produção de discos.

Malcolm participou entre 2008 e 2010 na turnê "Black Ice" e em abril de 2014 anunciou sua saída do grupo devido a problemas de saúde para em setembro daquele ano se internar em um centro especializado em Sydney após confirmar que sofria de demência.