Topo

TV russa recebe prazo de 4 dias para registro como agente estrangeiro nos EUA

09/11/2017 13h59

Moscou, 9 nov (EFE).- A emissora de televisão russa "Russia Today" (RT) anunciou nesta quinta-feira que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos deu um prazo de quatro dias (até a próxima segunda-feira, dia 13), para se registrar como agente estrangeiro.

Se a companhia "não obedecer, sua diretora (nos EUA) pode ser detida, assim como as contas" do canal, afirma uma nota publicada no site da emissora.

A diretora da emissora, Margarita Simonyan, escreveu no Twitter que o pouco prazo de apenas quatro dias dado pelos EUA é "criminoso".

Anteriormente, Margarita tinha antecipado que a RT deixaria de fazer transmissões nos EUA se fosse obrigada a se registrar como agente estrangeiro, algo que limitará muito sua atividade.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia advertiu que adotará medidas de represália contra os veículos de imprensa americanos se as atividades da "Russia Today" forem restringidas por Washington.

Moscou deixou claro que não fará distinções entre veículos de imprensa públicos, aqueles que recebem algum tipo de financiamento estatal, e os que são puramente privados.

O Ministério da Justiça russo já advertiu a emissora "Radio Liberty" e o canal de televisão "Current Time", ambos americanos, que suas atividades no país podem ser limitadas se ambos forem incluídos na lista de organizações qualificadas como "agentes estrangeiros".

Nos EUA, o canal de televisão russo - que faz suas transmissões em inglês, espanhol e árabe - e a agência "Sputnik" são vistos como executores da máquina de propaganda russa e da interferência em seus assuntos internos, como ocorreu nas eleições presidenciais de 2016. EFE

aep/cs