Topo

Arqueólogos chineses descobrem banheiros de luxo construído há dois milênios

07/11/2017 04h01

Pequim, 7 nov (EFE).- Três luxuosos banheiros construídos há 2 mil anos, decorados com mosaicos e que tinham o seu próprio sistema de esgoto, foram descobertos por um grupo de arqueólogos nas proximidades da cidade de Xian, na China, informou a agência oficial "Xinhua".

Os banheiros estão localizados num dos três complexos descobertos do que foi a antiga cidade de Liyang, uma das capitais durante as dinastias Qin e Han (séculos III a.C. e d.C.), disse o especialista Liu Rui, chefe da equipe de arqueólogos.

Segundo Liu, os banheiros "são muito similares em forma, estrutura e tamanho do palácio imperial de Xianyang", outra capital daquele período, e segundo o arqueólogo poderiam ser as instalações sanitárias mais antigas nunca antes encontradas na China.

A escavação em Liyang começou em 2013 sob o patrocínio do Instituto de Arqueologia da estatal Academia Chinesa de Ciências Sociais, junto com as autoridades locais do patrimônio cultural.

Os arredores de Xian, onde o famoso Exército de Terracota está localizado, são um dos principais centros de pesquisa arqueológica mundial, já que a região é um dos principais berços da civilização chinesa.