Topo

Cazaquistão começa transição para alfabeto latino

27/10/2017 08h00

Astana, 27 out (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, assinou uma ordem que determina a transição gradual do idioma cazaque do cirílico ao alfabeto latino, anunciou nesta sexta-feira o palácio presidencial Akorda.

"Decreto a aprovação do seguinte alfabeto para a língua cazaque, baseado no alfabeto latino", afirmou o presidente na ordem.

Deste modo, Nazarbayev ordenou a implementação de uma Comissão Nacional para a tradução do idioma cazaque em caracteres latinos, que deve concluir seu trabalho em 2025.

O decreto entrou em vigor hoje com a sua publicação no site do Akorda.

A medida faz parte de um plano de modernização do Cazaquistão e ressalta sua independência como país após a dissolução da União Soviética em 1991.

Por outra parte, esta disposição também poder criar complicações à população cazaque, já que alguns cidadãos podem sentir-se analfabetos com a mudança.

O Cazaquistão já introduziu o alfabeto latino entre 1929 e 1940, mas nesse ano se iniciou uma mudança para o alfabeto cirílico tendo como objetivo uma melhor comunicação entre as nações e os povos da União Soviética.

Depois, desde a dissolução da URSS em 1991, apenas Azerbaijão e o Turcomenistão fizeram progressos significativos na mudança ao alfabeto latino, enquanto no Uzbequistão a transição fracassou.