Entretenimento

Itália recupera nos EUA parte de mosaico de embarcação do imperador Calígula

20/10/2017 13h48

Roma, 20 out (EFE). - O governo da Itália informou nesta sexta-feira que recuperou várias peças arqueológicas que estavam nos Estados Unidos, entre elas parte de um mosaico que decorava um navio do imperador romano Calígula, que foi roubado dos italianos após a II Guerra Mundial e foi parar nas mãos de um colecionador.

O objeto em questão é um fragmento em mármore do século II d.C. e que fazia parte da ponte de um dos dois navios do imperador encontrados no fundo do Lago Nemi, a cerca de 30km de Roma, entre 1928 e 1932. De acordo com o Ministério de Patrimônio Cultural e Turismo da Itália, o fragmento fazia parte do Museu dos Navios Romanos, de onde foi roubado.

Segundo o ministro Dario Franceschini, essa e outras peças arqueológicas devolvidas à Itália procediam de escavações clandestinas ou de frutos cometidos no país. Entre os objetos encontrados também há moedas, livros e manuscritos.

A investigação para a recuperação das peças aconteceu entre o Departamento de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos e o Comando para a Tutela do Patrimônio Cultural da Itália.

Segundo Franceschini, todas as peças serão recolocadas em seus lugares de origem.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo