Topo

Instituto do Cinema Britânico expulsa Harvey Weinstein como membro honorário

19/10/2017 15h24

Londres, 19 out (EFE).- O Instituto do Cinema Britânico (BFI, na sigla em inglês) expulsou nesta quinta-feira o produtor Harvey Weinstein como membro honorário por conta do escândalo de agressões sexuais a atrizes e modelos em que está envolvido.

"As graves e generalizadas acusações sobre a espantosa conduta de Harvey Weinstein estão em oposição direta com os valores do BFI", declarou o instituto britânico em um comunicado.

"O assédio sexual, os abusos e as intimidações são inaceitáveis em qualquer circunstância. Todos os que trabalham na indústria do cinema - em qualquer indústria - deveriam sentir-se seguros e respeitados no seu local de trabalho", acrescentou a nota.

O órgão britânico expressa "de todo coração" seu apoio "àqueles que foram suficientemente valentes como para dar um passo à frente e falar em público", e ressalta que "a indústria do cinema necessita que haja mais mulheres representadas em todos os níveis, tanto dentro como fora da tela".

O Instituto do Cinema Britânico nomeou Weinstein em 2002 como membro honorário, uma distinção que apenas 83 pessoas receberam desde 1983.

Atrizes como Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Ashley Judd e Rose McGowan, entre outras, acusaram Weinstein de abusos sexuais.

Além disso, a Polícia Metropolitana de Londres informou que está investigando cinco acusações contra ele por fatos que ocorreram entre os anos 1980 e 2015.